
Sinopse:
Licco Hazan, o narrador deste romance, enquanto prisioneiro num campo de trabalhos forçados na Bulgária durante a Segunda Guerra Mundial, não poderia nem imaginar que um dia teria um futuro muito melhor na distante e assustadora Amazônia.
É com a trajetória deste personagem, de seus familiares e seu povo que Ilko Minev reconstrói a fascinante e pouco conhecida história do salvamento dos 50 mil judeus búlgaros das câmaras de gás durante o fatídico domínio nazista na Europa. Separado do irmão, o jovem prisioneiro tem a sorte de se aproximar de pessoas que o ajudam a fugir para a Turquia, país neutro, onde ele encontra outra fugitiva: Berta, que se torna o amor da sua vida. Por força do destino e por puro acaso o jovem casal inicia sua nova vida numa terra desconhecida, úmida e quente, a Amazônia. Enquanto isto, o irmão de Licco continua na Bulgária, que então se torna país satélite da União Soviética – uma ditadura stalinista.
Licco narra suas memórias com a naturalidade de um homem que lutou, sofreu, ganhou e perdeu inúmeras batalhas na árdua tarefa de sobreviver e, por isso, tem plena consciência da importância do seu relato para as futuras gerações.
Título: Onde estão as flores?
Autor: Ilko Minev
Editora: Livros de Safra
Ano de Lançamento: 2014
Páginas: 248