Resenha: Manipuladores do Tempo - Julio Nascimento



Sinopse:

O fascínio em poder ir para trás e para frente no tempo é um sonho antigo dos homens, desde as primeiras civilizações. Podemos vislumbrar o assunto incorporado nas antigas mitologias. Ainda hoje, a matéria é discutida, permeando a cultura ficcionista e até o meio científico. Uma das possibilidades de poder viajar no tempo nasceu da Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein. Nela, ele denomina o espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada, que, através dos buracos de minhoca – espécie de túneis − no Universo, seria possível atravessar e chegar a tempos e dimensões diferentes. 

Neste livro, você vai se aventurar numa história fantástica, que envolve romance, aventura e viagem no tempo. A narrativa discorre sobre a existência de uma organização denominada Temporalidade, que controla o tempo, mudando o curso da história humana em prol de uma civilização melhor. Adam Smith é um membro dessa organização. Ele viola uma regra da Temporalidade, apaixona-se por Érika Thompson. Com medo de ser descoberto, o nosso protagonista decide abandonar tudo para viver ao lado da amada. No entanto, Érika o trai, abandonando-o no primitivo século 20. Dessa desilusão amorosa surge a missão mais importante de Smith que é, além de defender a permanência da Temporalidade, defender a existência humana, lutando contra forças alienígenas e nazistas envolvidas na Segunda Grande Guerra Mundial.

Título: Manipuladores do Tempo
Autor: Júlio Nascimento
Editora: Chiado
Ano de Lançamento: 2015
Páginas: 100

Resultado de imagem para science fiction gif

Quando pegamos um livro para ler, sempre queremos nos surpreender dentro daquelas páginas, certo? Mas, nem sempre essa surpresa se dá pelo lado positivo. Muitas vezes acabamos nos decepcionando com a leitura. E foi justamente isso o que aconteceu comigo com Manipuladores do Tempo

A história de Adam Smith não vai muito além do que lemos na sinopse: um rapaz se apaixona e faz de tudo para viver ao lado da amada; porém, ela o trai e abandona-o e ele recebe uma importante e arriscada missão. Admito que eu esperava muito desse livro, porque aborda sobretudo a viagem no tempo, um tema frequente na ficção científica, gênero literário que eu amo! Entretanto, não imaginei que o conjunto fosse me desagradar, muito menos que a insatisfação teria tal proporção.

A narrativa é rápida, todavia não consegui definir se este ponto é positivo ou negativo, pois ela proporciona uma leitura que não é fluída. Escrito em terceira pessoa, o texto é um tanto quanto supérfluo e contém repetições de vários termos, as cenas nadam no clichê e os diálogos deixam a desejar. Os capítulos, na maioria, terminam de uma forma muito abrupta, o que me deixava ligeiramente confusa.

Os personagens são superficiais, o que é compreensível até certo ponto se avaliarmos a quantidade de páginas em questão, apesar de o autor ter tentado colocar certa dramaticidade na trama. Em pouquíssimos momentos, consegui sentir certa empatia pelo protagonista, ainda mais raros foram os momentos em que me senti envolvida pelos demais personagens.

Em suma, era um livro que tinha tudo para dar certo, porque o Júlio tem uma história e tanto nas mãos, mas não soube aproveitar completamente e se perdeu. Sugiro ao autor que, em uma segunda edição, reescreva, utilize o auxílio de beta readers, faça uma boa revisão, porque a ideia é boa, só precisa ser melhor desenvolvida.

Eu tenho muita dificuldade em escrever resenhas quando o livro não me agrada. É complicado, porque sei que posso influenciar pessoas a abandonar o livro, sendo que elas podem acabar gostando. Contudo, sempre tento vencer esse bloqueio, porque também acredito que devo apontar aquilo que pode ser melhorado e, acima de tudo, ser honesta. Enfim, talvez seja interessante você ler o livro e tirar as suas próprias conclusões, afinal, gosto é gosto, cada um tem o seu.




Sobre o autor:

Júlio Nascimento nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 18 de junho de 1978, atualmente é policial militar do estado de Minas Gerais e estudante do curso de História. É casado com Adriana, pai de Beatriz e Gabriel. Leitor assíduo de obras literárias do tipo ficção científica, tornou-se cada vez mais instigado por este mundo que foi refletido nesta obra. Aos 36 anos, se debruça sobre a escrita e lança seu primeiro livro intitulado "Manipuladores do Tempo", onde tece uma fascinante história envolvendo romance e viagem no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo