Entrevista com Acácio Brites


Acácio Brites, autor de Zeck Death - O Ceifador do Milênio e Nano-Mortais - A Tecnologia do Inferno, concedeu uma entrevista ao Dream On! O nosso querido parceiro falou sobre sua vida de escritor, novidades e muito mais... Vamos lá?!


Dream On: Bem-vindo ao Dream On, Acácio. Tudo bem?


Acácio: Tudo sim, Alline!


Dream On: Quem é Acácio Brites?

Acácio: O Acácio Brites é uma pessoa comum como qualquer outra. Sou cheio de sonhos e objetivos na vida. Meus amigos dizem que sou engraçado, extrovertido e carismático. Sou meio bipolar às vezes (confesso). Rsrsrsrsrsrrs. Eu amo música e não perco a oportunidade de colocar um som bem alto para incomodar os vizinhos. Também incluo nos meus hobby’s: escrever, assistir filmes e séries, além de dar uma volta no shopping sempre que possível. Amo o que faço pela literatura e as pessoas que essa carreira me dá a oportunidade de conhecer. Um dia pretendo retribuir todo o amor que eu recebo dos leitores de maneira bem calorosa.


Dream On: Como se iniciou sua relação com a literatura?

Acácio: Desde pequeno, eu sonhava em ser daquelas pessoas que devoram os livros. Apesar de ser de família humilde, nunca deixei de ir à escola e de viajar na minha imaginação. Durante minha infância, para mim, quem lia livros eram somente as pessoas inteligentes e de classes mais altas. E, eu queria muito ser uma delas. Então, quando comecei a trabalhar, aos meus 16 anos, juntei o meu dinheirinho e fui até uma livraria comprar o meu primeiro livro de ficção ("Diário do Vampiro – O Despertar"). Depois disso, a paixão pela literatura foi aumentando aos poucos até tomar meu coração. E, foi assim que começou essa minha relação com a literatura!


Dream On: Em que momento você decidiu tornar-se escritor?

Acácio: A partir do momento em que a história do Zeck Colossos me escolheu! Eu estava em uma viajem no Tocantins, quando conheci um americano que tinha o sonho de se tornar escritor. Ele passava a maior parte do tempo me contando sobre suas histórias e, com o passar dos dias, eu também comecei a imaginar algumas cenas. Então, quando menos percebi eu já estava escrevendo a história do "Zeck Death", com ela toda na minha cabeça!


Dream On: Seu primeiro livro publicado foi o “Zeck Death – O Cefaidor do Milênio”. De onde veio a inspiração para escrevê-lo?

Acácio: Bem... Complementando a resposta anterior?! Rsrsrsrrsrs. Acho que de tudo que eu já tenha visto antes. Sou fã desde pequeno das histórias de vampiros. Adoro os filmes: A Rainha dos Condenados, Entrevista com o Vampiro, Drácula 2000, Um Drink no Inferno, entre muitos outros. Eu não poderia escrever sobre algo que não gostasse e que não me dava inspiração. "Zeck Death" reuniu um pouco de tudo que gosto em uma história. Vampiros, suspense, investigação policial, sobrenatural, músicas e romance.


Dream On: Conte-nos mais sobre seu próximo livro “Nano-Mortais – A Tecnologia do Inferno”. Gênero, história, personagens, onde será publicado, etc.

Acácio: O "Nano-Mortais" veio para inovar o meu estilo na escrita e também para mostrar aos leitores minha evolução na narrativa da história. Com os gêneros de Distopia, Ficção Científica, Suspense (sobrenatural) e um romance improvável. Ele é o motivo que me enche de orgulho no peito. A história vai se passar no ano de 2025, na cidade de Nova Iorque e é contada em forma de diário, pela perspectiva do protagonista Scott McConnell. O livro vai abordar assuntos como: o uso da tecnologia na medicina, a escravidão das pessoas, a informática e, é claro, “zumbis”. Na história, procurei criar personagens com que os leitores pudessem se envolver ainda mais. Um jogador de futebol aposentado, negro, manco e frustrado com o rumo que sua vida tomou. Uma reportar, órfã, que aprendeu a batalhar na vida e que não tem medo de enfrentar seus medos. Além de muitos outros personagens comuns, assim como eu e você. O livro será lançado no dia 21 de maio, em Campinas, na Livraria Leitura do Shopping Parque D. Pedro. Ele sairá pela Editora Coerência em sua primeira edição.


Dream On: O que o público pode esperar de sua escrita?

Acácio:
Eles podem esperar uma escrita dinâmica, sem enrolação ou encheção de linguiça. Não gosto de criar cenas paralelas só para preencher algumas páginas e dizer que eu tenho um livro grande. Gosto do vai ou racha e, é assim que espero que meus leitores gostem. O livro é cheio de altos e baixos, em um capítulo você pode estar sorrindo com uma frase do personagem... Já no outro... Quem sabe o que pode acontecer?! Rsrsrsrsrs. Acho bom prepararem o coração!


Dream On: Você tem algum método para escrever seus livros? Algum “ritual”?

Acácio:
Sim! Sempre tenho que começar pelo final. A primeira coisa que escrevo quando começo um livro é o final, e se ele não soar surpreendente para mim... Vai para o final da fila. As três primeiras coisas que escrevo ao começar um livro são: o final, o início e o ápice da história. A partir daí, é a imaginação que decide.


Dream On: Como você lida com o retorno positivo e/ou negativo dos leitores?

Acácio: Não tem nada melhor na vida de um escritor do que receber o retorno dos leitores, ver eles contentes com o resultado da sua história e ansiosos para os próximos lançamentos. São esses retornos que nos dão forças para nunca desistir. Assim, criamos boas e longas amizades. Tenho imenso prazer de chamar meus leitores de amigos. Também recebo super bem os retornos negativos. Acho importante para um escritor saber lhe dar com a crítica e que alguns feedbacks negativos lhe servirão de aprendizado. Guardo muitos dos comentários negativos sobre o "Zeck Death" comigo, pois são eles que abrirão os meus olhos para ver onde eu posso melhorar. Se não fosse esses feedbacks o Nano-Mortais nunca teria existido.


Dream On: O que você faz no seu tempo livre?

Acácio:
Como já disse antes... Gosto de ouvir música, assistir filmes e séries e até de dar um passeio com a família no shopping. Sou um cara bem caseiro e gosto das coisas simples. Mas, ainda estou a procura desse “tempo livre”. Rsrsrsrsrsrsrs.


Dream On: Como você vê o mercado editorial hoje?

Acácio:
Minha opinião sobre esse assunto mudou de dois anos para cá. O mercado editorial tem dado mais oportunidades para os autores nacionais, e com isso os leitores estão nos recebendo melhor. Temos editoras grandes contratando autores brasileiros, tais como: a Arqueiro e a Verus. E também temos editoras pequenas se tornando grandes, e somente investindo na literatura nacional, tais como: a Arwen e a própria Editora Coerência. Eu acredito que não vai demorar muito para os autores nacionais ganharem o seu "lugar ao sol".


Dream On: Acha que as pessoas ainda têm preconceito com a literatura nacional?

Acácio: Infelizmente sim! Mas acredito que esses tipos de manifestações estão ficando cada vez menos frequentes nas redes sociais. Pelo menos, eu não tenho visto muito e as poucas que sobrevivem não tem me incomodado. É muito triste para um leitor preconceituoso a vida que ele leva, pois o seu preconceito o está privando de conhecer muitas histórias fantásticas.


Dream On: Cite 10 escritores nacionais que você acha que deveriam ser reconhecidos por todo o Brasil.

Acácio:
Camila Pelegrini, Tatiane Durães, Juliana Daglio, Mara Demeter, Luiz Henrique Mazzaron, Giovanna Vaccaro, Tais Cortez, Letícia Godoy, Décio Gomes e eu, é claro!!!


Dream On:
Tem planos para outras obras?

Acácio: Tenho... Vários... O difícil é saber por qual continuar! Mas acredito que minha próxima publicação será a continuação de "Nano-Mortais".


Dream On: Qual estilo de livro você gosta de ler? Quais são os seus autores favoritos?

Acácio: Eu leio de tudo um pouco... Tendo uma sinopse atraente, eu dou uma chance. Ultimamente, tenho lido livros nacionais de suspense, distopia e ficção fantástica. Autores que gosto: Nicolas Sparks, Camila Pelegrini, Donato Carrisi, Anne Rissi, Raphael Draccon, entre outros.


Dream On: Agora, um ping-pong. Perguntas e repostas simples e diretas, ok?

Dream On:
Um livro?
Acácio: "O Aliciador" de Donato Carrisi!


Dream On:
Um filme?
Acácio: "Batman - Cavaleiro das Trevas", com o Heath Ledger!


Dream On: 16 – Uma música?
Acácio: Qualquer uma da banda Escape The Fate!


Dream On: Uma série?
Acácio: Supernatural, com certeza!


Dream On: Um sonho?
Acácio:
Nunca mais passar necessidades financeiras!


Dream On: Para finalizar, quer deixar alguma mensagem para os leitores do Dream On?

Acácio: Continuem acompanhando esse blog lindo, que só tem postagens lindas e pessoas lindas... Rsrsrsrsrsrsrrs. Continuem dando oportunidades para os autores nacionais, e vejam como o nosso Brasil está repleto de talentos natos. Agradeço a Alline e a todos do Dream On pela oportunidade, eu adorei cada momento, adorei as perguntas e vou adorar ainda mais o retorno de vocês. Vamos lá galera, por um Brasil com mais orgulho da literatura nacional!!!

Desejo à você muito sucesso, Acácio! Sabia que poderia contar contigo nessa entrevista. Adorei! Quero te conhecer pessoalmente, rapaz... Só estou esperando o lançamento de "Nano-Mortais" aqui em SP. Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo