Resenha: Redenção: Legionella - M.A. Costa


Sinopse: Em Redenção - Legionella caos, ódio e morte voltam a bater à porta da humanidade. No século XXVI, um grupo racista desenvolve uma super bactéria e caberá a Peter Brose, político jovem, influente e bem intencionado, o desafio de salvar a humanidade do risco iminente de apocalipse por conta de uma guerra biológica em escala mundial. Entretanto, sua experiência de vida não o preparou para os fatos deploráveis que se seguirão.

Legionella, primeiro livro da saga Redenção é acompanhado por contos também à venda na Amazon que complementam este rico universo. É ficção científica, é distopia, é ação, investigação e romance. Ao mesmo que o mundo idealizado pelo autor tem a plausibilidade como principal característica, os personagens que nele habitam são únicos, e os caminhos que a obra segue são marcados pelo inesperado.

Além de entreter, a obra de M.A. Costa leva o leitor a refletir sobre a essência humana e os caminhos que a humanidade insiste em seguir, apesar de sua privilegiada capacidade de evolução como espécie e de cada um de nós como indivíduo.

Título: Redenção: Legionella
Autor: M. A. Costa
Editora: Livros Ilimitados
Ano de Lançamento: 2014
Páginas: 270



Recebi o e-book de Redenção: Legionella quando entrei no Programa de Afiliados do M. A. Costa, autor do livro, e sabia que não iria me arrepender. É, eu acertei haha! Fazia tempo que eu não lia um livro tão extraordinário! Os amantes do gênero Ficção Científica (como eu) precisam e devem lê-lo o quanto antes. Para isso, é melhor conhecer mais sobre a história, certo? Vamos lá!

A narrativa se passa em alguns séculos a frente do nosso tempo, mais precisamente, no século XXVI. E como você pode imaginar, nesse futuro há grandes diferenças tecnológicas, políticas e culturais quando comparadas com os tempos atuais. No âmbito medicinal, por ser extremamente avançada, os seres humanos passaram a viver muito mais, por cerca de 200 anos, a cada 40 anos podem formar uma nova família, ter um novo emprego, uma nova infância, uma nova vida. O cenário político mudou completamente, já que não existe divisão de países, os povos são unidos. E, no plano social, a fome e as guerras foram extintas e o controle de natalidade ficou mais rígido, onde você só pode ter 2 filhos durante a vida inteira. Enfim, a paz prevalece na Terra.

O personagem principal e nosso narrador é Peter Brose, nascido em Arkansas, com 127 anos, graduado em Investigação Digital e Psicologia Digital pela Universidade do Brasil e casado com a virologista e geneticista Dra. Mirtes. Peter nos conta sobre sua infância, seu primeiro e eterno amor, seu trabalho em combater a criminalidade virtual e seu mundo. É um personagem muito bem construído e que transmite todo o conhecimento adquirido pelo autor para criar detalhadamente esta história.



Tudo ia bem até que um grupo de geneticistas extremistas e racistas criar uma bactéria, chamada legionella pneumophila, que consegue matar pessoas seletivamente em menos de 24 horas e o introduz no abastecimento de água de Nairóbi. Mirtes é chamada para fazer parte de uma equipe investigativa, responsável pelo descobrimento de uma cura. Contudo, isso não basta, é de vital importância identificar os culpados por esse terrível ataque o quanto antes.

E é nesse momento que Peter começa a fazer parte da investigação. Um grupo chamado PPP assume a autoria do atentado e ele vai atrás dos tais criminosos. Peter entra em situações extremas e perigosas, correndo risco de vida e contra o relógio, para identificar e prender esses terroristas. O que ele não sabia era que esse ataque era apenas o começo…

"Essa guerra não disparou uma bala. Não foi lançado um míssil. Foi uma guerra silenciosa. E, exatamente por isso, muito mais vil. Muito mais perigosa."
Agora, chegou a hora de falar os prós e contras. Pontos negativos: falta de um aprofundamento nos diálogos; um foco muito grande na figura do Peter que acarretou no não-desenvolvimento dos outros personagens; algumas informações desnecessárias para certas cenas (talvez eu esteja enganada e estas sejam importantes para os próximos livros) e poucos, mas alguns erros de digitação/ortografia. Pontos positivos: rico em detalhes, complexidade do universo criado; referências à cultura geek; boa escrita e proximidade com a realidade.


Queria dar destaque para os Metrovinos, um povo que conseguiu sobreviver no subterrâneo após um terremoto de escala 8.1 em Xangai. A criatividade ao criá-los foi imensa, tudo foi pensado em detalhes. Essa sociedade precisou se reerguer, mudaram seus princípios para sobreviver na escuridão. São de grande importância para a história, tanto que ganharam uma para si e você pode adquirir aqui.

Por fim, Redenção: Legionella é um bom livro sci-fi e eu o recomendo. Vale ressaltar que essa bactéria existe e, assim como no livro, pode ser facilmente manipulada. Então, quando falo que o autor teve o cuidado de trazer uma história próxima do real, é verdade. Estou ansiosa pelo segundo livro e, pelo que li no epílogo, vai conseguir prender o leitor e ser uma leitura fantástica assim como foi o primeiro.




Book Trailer:





Sobre o autor:


M.A.Costa, um apaixonado pelos gêneros ficção científica e terror.

Desde sua adolescência seus heróis e modelos de comportamento e pensamento têm sido escritores - aqueles que são idealizadores de universos paralelos, visionários de futuros próximos e distantes, transformadores do impossível em plausível.

M.A.Costa é frequentador da escola de H.G.Wells, Isaac Asimov, Arthur Clarke e Stephen King apenas para citar alguns. Na série Redenção, o autor dá asas à sua imaginação ao escrever de forma cuidadosa e moderna, uma história recheada de suspense e ação, que prevê um futuro que reflete ao mesmo tempo o que há de pior e o mais nobre na natureza humana.

Marcelo Costa tem sido chamado pela imprensa e blogs como o "Asimov brasileiro".

*Meus parabéns M. A. Costa pela obra que você escreveu. É incrível! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo