Resenha: Não Tão Primos - Renan Merlin


Sinopse: Tudo parece sem cor. As férias começaram com um romance e acabaram como um filme de terror. Agora as aulas vão recomeçar e Bernardo terá que enfrentar os meninos que o agrediram e lidar com a nova emoção que insiste em seguir os seus passos: o medo. Apesar de tudo, Bernardo não está sozinho, Gustavo chegou para recobrir o seu mundo. Gustavo e Bernardo são meio que primos, ou melhor, Não Tão Primos. 

Os dias podem se tornar cinza por algum tempo, mas jamais perderão o calor, pois a famosa cidade do verão eterno não deixa que os corações fiquem frios por muito tempo. Prepare-se para aquecer e colorir o seu mundo com Bernardo e seus amigos. Seja bem-vindo a São Pietro! 

Título: Não Tão Primos
Autora: Renan Merlin
Editora: Coerência
Ano de Lançamento: 2016
Páginas: 196



Esta é a primeira resenha que faço em parceria com uma editora pela qual eu só tenho elogios a fazer, a Coerência. Vocês não têm ideia de como eles são competentes e atenciosos. Tive a oportunidade de conhecer quase toda a equipe e os autores da casa em um evento e notei que eles são como uma família, sabe? É muito lindo de ver. Tenho muito carinho por todos! E, eu digo e repito, a Editora Coerência veio para ficar e vai ajudar muitos(as) escritores(as) nacionais a realizarem o sonho de publicar um livro de própria autoria. Afinal, ela surgiu por e para isso. 

Agora, após a minha pequena declaração de parceira orgulhosa, vou falar do livro Não Tão Primos, principal motivo de estarem lendo este post, claro. Adianto que essa história me conquistou e morri de amores por ela.

Chega de papo. Senta que lá vem história!



Tudo começa a ser contado no Prólogo. Nele, como de costume, são dados precedentes que nos elucidam sobre a trama que vai se desenrolar. O nosso narrador, Bernardo, expõe os acontecimentos de suas férias, que "começaram com um romance e acabaram como um filme de terror". O garoto se inscreve nas aulas de natação de uma academia do seu bairro para aproveitar os dias de sol e até, quem sabe, encontrar alguém interessante. No primeiro dia, nada muito importante acontece. Mas, isso muda logo em seguida. 

Matheus, o cara mais cobiçado pelas meninas, por causa de sua beleza e o seu corpo musculoso e definido, é anunciado como o novo instrutor de natação, e ainda, aquele que irá fazer dupla com o nosso protagonista em todas as atividades. Adivinha... Bernardo vai à loucura, fica todo animadinho!

"Meu queixo já estava descendo pelo ralo. Que corpo era aquele?"

"O menino mais desejado do colégio estava ao me lado, de sunga, e seria meu instrutor!" 

Os dois não trocam muitas palavras, até que, em um certo dia, Bernardo encontra um Matheus muito desanimado e tristinho. O jovem instrutor conta que não está tendo muito tempo para treinar para uma competição, a qual está próxima de acontecer, e Bernardo oferece a piscina de sua casa, com o intuito de ajudá-lo nessa situação. Matheus aceita a proposta, e eles acabam se aproximando cada vez mais. 


Num dia muito chuvoso e frio, Matheus aparece na casa do Bernardo para agradecer pela gentileza e atenção do rapaz. Porém, acaba não sendo um agradecimento qualquer... ELES SE BEIJAM (na verdade, o Matheus meio que rouba um beijo do Bernardo)! Ai, sinto muito, mas eu precisava falar, caso contrário, não faria sentido as coisas que vou mencionar a seguir. 

Bem, depois desse babadérrimo com gostinho de tutti-frutti (entendedores entenderão), algo nada legal acontece. Quando o Matheus estava saindo da casa do Bernardo, Vitor e Jonatas passaram pela rua, viram os dois e começaram a ridicularizá-los com frases do tipo: "você estava dando um trato na bichinha". Eles não dão importância à "brincadeira" e seguem seus rumos. Bernardo demonstra a sua felicidade, no entanto, ela não dura por muito tempo.

Em seguida, conhecemos Gabi, a única e melhor amiga do Bernardo, uma garota muito divertida e animada, que está sempre disposta a ajudar, adora bater papo e organizar festinhas. Gabi e Bernardo combinam de ir no shopping, se divertem bastante lá e partem cada um para suas casas. Saindo do shopping, o rapaz se depara com Jonatas, Matheus e Vitor. Este último, aparentava estar alcoolizado e começou a humilhar Bernardo, dizendo coisas absurdas sobre ele estar, de alguma forma, influenciando as pessoas a mudarem sua opção sexual, claramente, se referindo ao Matheus. Vitor e Jonatas seguram Bernardo e "dão uma lição nele". Aí, você me pergunta: "E o Matheus? Ele não fez nada?". É, ELE. NÃO. FEZ. NADA! Gente, nessa parte, eu fiquei perturbada, queria estar lá para defender o Ber, ia quebrar a cara de todos eles!

Bernardo ficou arrasado, se isolou ainda mais, não fez mais natação, deixou de lado os seus desenhos e pinturas, coisas que fazia todos os dias. Enfim, seu mundo perdeu a corEle não sabia como iria superar o próprio medo e enfrentaria o trio que o machucou não só fisicamente como psicologicamente. 

Vamos seguir para os primeiros capítulos, já que falta falar sobre um personagem que aparece e muda toda a trama. No dia em que as aulas recomeçam, chega Gustavo, o não tão primo, que irá terminar o ensino médio no colégio de Bernardo, pois em Campos Belos, sua cidade natal, não há escolas boas no preparo para o vestibular. 


Com o passar dos dias, os não tão primos estabelecem uma relação mais interessante (if you know what i mean...). Gustavo passa a ser aquele que conforta, protege e anima o Bernardo. Contudo, sempre há problemas no paraíso, não é mesmo? 

Minha nossa senhora! Sim, falei muito, mas foi só uns 10% do livro. Pode ficar tranquilo(a)! 

O Renan desenvolveu a sua história de uma maneira tão palpável que você se entrega. O enredo é leve e, ao mesmo tempo, emocionante. Temos uma narrativa em primeira pessoa, marcada por características subjetivas e emocionais, opiniões em relação aos fatos ocorridos, que faz com que o leitor faça suas descobertas ao longo da história junto com o Bernardo. Logo, essa modalidade narrativa nos permite infiltrar-se na história completamente, conhecendo os personagens de forma brilhante. 


Os personagens, por sua vez, são maravilhosos! Você consegue se cativar com todos! Eles tem um "quê" de verdade que não sei explicar, enquanto lia, era como se eles fossem meus melhores amigos e eu estivesse ao lado deles em todas as conversas e festinhas. Simplesmente demais! Meus comentários sobre cada um: eu gostei muito, muito mesmo da Gabi, queria que ela saísse das páginas para tê-la como amiga; Vitor, não suportei; Jonatas, tomou vergonha na cara, graças a Deus!; Matheus, senti amor e ódio por ele; Thomas, por um momento pensei que era uma coisa e acabou sendo outra, ainda bem; Marcelo, era o mais fechadão da turma, não deu para desenvolver algo por ele; Andreia, ela é legal; Gustavo, não ia contar, mas ele canta e toca violão, lindo, amei; e, por fim, Bernardo, gostei bastante também, dei sorrisos bobos em várias partes por causa dele e a forma como ele enfrenta o preconceito é algo muito bonita.

O espaço também é extremamente essencial para a compreensão da história e não tem descrições desgastantes, não. Nós sentimos o verão de São Pietro através das palavras do Renan! E, eu li muito rápido, porque a escrita é bastante fluída, sem palavras requintadas ou difíceis.


A arte da capa é linda, condiz bem com a narrativa, e ainda tem um lindo acabamento com verniz localizado nos óculos, no título do livro e no nome do autor! Parabéns, Helena Dias! Mulher, tu arrasou! Tanto a diagramação, feita pelo meu querido Acácio Brites, quanto a revisão, feita pela Isie Fernandes, tiveram um resultado positivo, mas devo salientar que há algumas falhazinhas. Não afetaram a leitura, mas achei importante comentar aqui. 


Enfim, meu apreço por esta obra é muito grande! O final é muito amorzinho! A literatura, não só a LGBT, ganhou uma história de amor e superação encantadora! Além do autor, temos os agradecimentos do próprio Bernardo e ele deixa uma mensagem adorável: 

"Nunca deixem que os outros tentem tirar o seu brilho, as suas cores e o seu lugar. O que é nosso foi conquistado por nós, e ninguém tem o direito de tirar isso da gente!"


Ah, eu preciso falar da playlist que tem nas últimas páginas. É perfeita! Tem Beyoncé, Justin Timberlake, Britney Spears (que o Renan é super fã), Calvin Harris, Demi Lovato, Lady Gaga, One Direction, Taylor Swift, Ed Sheeran e muito mais.


Não deixe de adquirir o seu exemplar! É só ir na fanage da Editora Coerência, solicitar o livro por inbox, efetuar o pagamento através de boleto ou depósito bancário. O livro será enviado o quanto antes, pois está disponível no estoque da editora!

Sobre o autor, Renan Merlin:

Formado em Psicologia e apaixonado pelo inconsciente, seu gênero literário preferido é o drama e sua maior diva é e semprei será a Britney Spears. Desde criança ama inventar histórias, começou criando fanfics de Digimon quando tinha apenas 8 anos, mais para frente começou a escrever seus dramas pessoais em diários secretos e recentemente se jogou no mundo da literatura LGBT.



Eu irei ao evento de lançamento no dia 28 de maio em SP, óbvio. Deixo o convite aos que puderem ir, e aos que não puderem, conheçam a obra e esse autor que veio com tudo!

*Renan e equipe Coerência, meus parabéns! Vejo vocês no sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo